domingo, 2 de fevereiro de 2014

Conhecendo o DNS

Quando acessamos a internet e digitamos determinado endereço, geralmente digitamos algo do tipo www.site.com.br. Esse é o site desejado, mas na verdade no servidor onde está armazenado, esse endereço com nomes não existe, pois o que existe é um aglomerado de números chamado de endereço ip. 


Dificilmente conseguiríamos gravar um site composto de diversos números embaralhados, foi por isso que surgiu o DNS, do inglês Domain Name System, (sistema de nome de domínios) para nos ajudar a gravar com facilidade os diversos sites da internet. O que o DNS faz é de suma importância para o inteiro mundo da internet, pois é ele que faz a tradução do número ip para nomes, que são mais fáceis de gravar. Quando digitamos na aba do navegador o site requerido, o DNS entra em ação e traduz esse site em nome para o endereço ip do servidor onde está hospedado.

Existe uma organização responsável por atribuir nomes de domínios e endereços IPs em escala mundial. Trata-se da ICANN (acrônimo em inglês para Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números), uma entidade sem fins lucrativos que tenta manter todos os sites registrados funcionando na internet.

0 comentários:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››