quinta-feira, 9 de maio de 2013

Componentes de um computador



O computador é uma das máquinas tecnológicas mais usadas atualmente, principalmente pelos jovens, que em muitos casos se interessam pelo aprimoramento dos conhecimentos que possuem sobre essa máquina. Essa máquina nada mais é que um conjunto de componentes eletrônicos que trabalham unidos para executarem muitas funções pretendidas pelo usuário. Apresentarei de forma sintetizada os componentes dessa máquina e suas respectivas funções.

 O gabinete


Falar do gabinete como componente de hardware é estranho, mas ele é um componente essencial para a organização das peças e elementos eletrônicos. É dentro do gabinete que ficarão todos os outros componentes que juntos comporão o computador por completo. É nele que todos os cabos e conectores serão organizados e onde todas as placas complementares serão protegidas. Podemos comparar o gabinete ao nosso  corpo e os componentes eletrônicos como nossos orgãos internos. O corpo ("gabinete") tem a função de proteger os orgãos internos ("componentes e placas complementares").


Placa mãe

Conhecida como "montherbord" é responsável pela interconexão de todos os componentes internos do computador. A placa mãe faz o controle de quanto de volts cada componente vai receber para seu efetivo funcionamento.
Processador

Podemos comparar o processador ao cérebro humano, ele não é muito grande mais tem uma importância ímpar. Sem ele, praticamente o computador não funciona, por que é processador que é responsável pela busca de informações e execuções de tarefas. Ele é composto de milhares e minúsculos transistores (material feito de silicio, que tem a função de ampliar e controlar quanto de tensão será conduzido). O processador é divido em áreas distintas que merecem nossa sincera atenção: A unidade lógica e aritmética, unidade de controle e os registradores.

A unidade de lógica e aritmética é responsável por realizar operações lógicas de soma, multiplicação,subtração e divisão e o processamento de dados. Na unidade de controle, como o próprio nome já diz, controla e comanda a execução de instruções e também recebe os dados de entrada, decidindo para onde enviar as informações processadas. Os registradores nada mais são que uma pequena fração de memória cache dentro do microprocessador, que permite que o mesmo armazene temporariamente instruções que estão sendo executadas, evitando do  processador recorrer novamente às instruções armazenadas na memória RAM.


Memórias

No computador existem dois tipos de memórias: Principal ou primária e secundária. Dentro da memória primária podemos citar duas: A memória Ram (Random Access Memory) e Rom (Read-Only Memor). Elas são consideradas memórias primárias ou principais, porque o processador busca as informações ou instruções diretamente delas para executar as atividades. A memória Ram é do tipo volátil, ou seja, serve para armazenar as informações dos programas abertos no momento, quando o computador é desligado todas essas informações são automaticamente apagadas. Já a memória Rom não, ela é do tipo não-volátil, as informações ali armazenadas não são perdidas com o desligamento do computador, porém é uma memória que só permite leitura, podendo ser alterada somente por procedimentos especiais. Do outro lado, temos as memórias secundárias, que permitem tanto a leitura como alterações no conteúdo armazenado, elas são do tipo não-volátil, pois as informações gravadas nelas não são perdidas com o desligamento do computador. Temos como exemplo de memórias secundárias, o disco rígido, os cd's e dvd's, os pendrives, os hd's externos, dentre outros.















1 comentários:

‹‹ Postagem mais recente