Você alguma vez já viu o periférico de computador na imagem acima? Sabe dizer com precisão o que é? Se não, tenha em mente que ele é muito importante para que o computador funcione. Quando ligamos o computador esse periférico já entra em ação por buscar no disco rígido e armazenar as informações do sistema operacional instalado, de modo que se este periférico estiver danificado ou sujo, impedindo seu funcionamento, o sistema operacional dificilmente reiniciará.
Mas chega de enrolar, para que serve mesmo esse componente? Primeiro o nome desse componente é Memória RAM (Random Access Memory) que em português significa memória de acesso aleatório, e serve para armazenar todas informações e instruções que estão sendo usadas enquanto o computador está ligado. Por exemplo, quando abrimos um programa qualquer todas as instruções dele são armazenados nessa memória e acessados pelo processador, que se encarrega de processar essas instruções. Em outras palavras essa memória é do tipo volátil, ou seja, as informações guardadas só são uteis enquanto o computador está ligado, quando o desligamos todas as instruções são apagadas automaticamente e tudo volta do zero novamente. É por isso, que sempre é recomendável sempre salvar um arquivo quando usamos, por que se não o perderemos se o computador de repente se desligar.
Hoje exite no mercado três tipos diferentes de memórias RAM, que se distinguem apenas pela velocidade de transferência com que os dados são buscados. São eles: DDR, DDR2 e DDR3.
Antes de mais nada, precisamos saber o significado do termo DDR; Ele significa Double Data Rate ou taxa de transferência dobrada, e memória desse tipo transferem dois dados por pulso de clock, o que significa muito para o computador. Conhecemos uma memória DDR pelo seu aspecto físico, geralmente possui apenas uma divisão para o encaixe do módulo, conforme pode observar na imagem abaixo:
No que se refere ao encapsulamento, os chips DDR geralmente utilizam o padrão TSOP (Thin Small Outline Package), mas também é possível encontrar versões em CSP (Chip Scale Package), embora mais raras.
Finalizo esse poste dizendo que para saber com qual tipo de memória ddr seu computador é compatível, é só observar no slot de memória de seu pc, bem no meio do espaço para encaixar a memória e procurar onde está escrito a voltagem. Se tiver escrito 2,8v é memória DDR1, se tiver escrito 1,8v é DDR2 e por ultimo se tiver escrito 1,5V é do tipo DDR3. Portanto, as memórias DDR são as melhores existentes hoje no mercado e podem contribuir bastante para uma boa velocidade de processamento dos dados, visto que são elas que guardam as informações para o processador.
0 comentários:
Postar um comentário